Departamentos Mergulho Modalidades

Modalidades - Mergulho

Mergulho Livre ou em Apnéia

Apnéia Dinâmica - Mergulho LivreÉ um categoria de mergulho que consiste basicamente no mergulho utilizando somente o ar contido nos pulmões. Pode ser contemplativo, ou na sua forma esportiva, a qual se registra o tempo visando atingir a maior marca possível.

Em sua forma esportiva destacamos as seguintes categorias:

  • Apnéia Estática
    O apneísta fica o maior tempo possível debaixo da água ou flutuando  sem se mexer
  • Apnéia Dinâmica
    O apneísta deve nadar a maior distância horizontal possível. Dependendo da prova, ele pode usar nadadeiras. Registra-se a maior distância percorrida no mínimo espaço de tempo possível.
  • Lastro Constante
    Nessa modalidade permite o uso de um cinto-lastro e nadadeiras, mas o apneísta não pode utilizar cabo-guia.
  • Lastro Variável
    Como o lastro constante. A diferença é que nessa modalidade o apneísta desce com o auxílio de lastro controlado - ligado ao cabo-guia. Após atingir a profundidade desejada, o atleta abandona o lastro e volta à superfície utilizando o cabo-guia ou apenas as nadadeiras.
  • No Limits
    É derivada do lastro variável. Nesta modalidade, contudo, o apneísta pode usar uma espécie de balão - ou outro meio mecânico que o induza a voltar com mais velocidade à superfície. Por esse motivo, é a modalidade daqueles que se aventuram a atingir uma profundidade maior que as demais.

Atleta de Pesca Sub em uma CompetiçãoOutras modalidades Esportivas em Apnéia

  • PescaSub
    Como esporte por Lei Federal só pode ser praticado sem aparelhos de respiração autônoma ou semi-autonoma (Garrafas ou Compressores)
  • Hóquei Subaquático
    Disputa-se em uma piscina  que tenha as dimensões entre 20-25 metros de comprimento e 12-15 metros de largura, devem ter uma profundidade mínima de 1.80 m (mínimo para competições oficiais) e máxima de 3.65m desde que a inclinação máxima não exceda os 10%.

    As equipes são constituídas por 6 atletas e mais 4 suplentes sendo as substituições ilimitadas. Nas extremidades da piscina estão colocadas no fundo uma baliza com 3m de comprimento e 18 cm de largura onde devemos introduzir o disco (1.3kg de chumbo revestido de borracha) na calha da baliza.
  • Foto Sub
    É um tipo de fotografia que se realiza sob a água, durante um mergulho autonomo ou não. A fotografia em condições subaquáticas deve levar em conta que as cores se perdem à medida que se aumenta a distância e que os objetos aparentam estar mais próximos de nós.
Em sua forma esportiva destacamos as seguintes categorias:

  • Foto_SubFoto Temática:
    Onde o tema  é definido e todos os competidores devem realizar suas fotos com o objeto em foco, seja ele um tema de peixe, crustáceo ou outro qualquer definido no regulamento da prova.
  • Foto Macro:
    Fotografia realizada com lentes macro.
  • Foto com modelo:
    Modalidade onde o fotógrafo deve tirar sua foto com um modelo, que no caso é outro mergulhador, durante um mergulho.

Mergulho autônomo

É a prática que consiste em submergir na água utilizando-se de equipamento autônomo de respiração (cilindro de ar comprimido), sendo este um tipo de mergulho estritamente contemplativo, é considerado crime no Brasil a prática da pesca sub utilizando cilindro de ar.