Departamentos Mergulho Informes

Comitês de Mergulho

O Mergulho por nós praticado abrange três áreas distintas abrangidas pela competência internacional da CMAS – Conféderation Mondial Des Activités Subaquatiques, que divide suas atividades em: Comitê Desportivo, Comitê Técnico e Comitê Cientifico.

Assim sendo, o Barracuda atua no segmento da seguinte forma

  • Comitê Técnico
    Área de nossa Escola de Mergulho, onde formamos mergulhadores livres e autônomos e que a partir de sua brevetação internacional escolhem qual ramo do mergulho e disciplinas irão praticar.
  • Comitê Científico
    Área voltada para a pesquisa onde aficionados do mergulho que sejam estudantes universitários das áreas afins, biólogos, oceanólogos e professores dessas áreas, após fazerem o Curso de Especialidade em Mergulho Cientifico na Escola do Barracuda, com Instrutores de Mergulho também professores dessas especialidades, continuam unidos ao clube beneficiando a todos com suas pesquisas na área. Entre esses temos o conhecido pesquisador Marcelo Szpilman, nosso atleta CBPDS 8310, autor da melhor obra sobre peixes de nosso Pais ( Peixes Marinhos do Brasil), usada como referencia pelo IBAMA, Ministério da Pesca e todas as Faculdades de Biologia Marinha do Brasil.
  • Comitê Desportivo
    Área que abrange a parte da prática competitiva do Barracuda, onde as disciplinas mais desenvolvidas e sobre as quais por sua popularidade não existe muito que falar a não ser as conquistas do Clube na área por mérito de seus atletas e que são:
  • PescaSub
    Múltiplas vezes Campeão Brasileiro e com dois atletas na Seleção Brasileira que por terem sido já Vice-Campeões Panamericanos receberam a Bolsa Atleta.
  • Apnéia
    O Clube através do atleta Elon Constantino detem todos os recordes brasileiros de apnéia estática e dinâmica.
  • FotoSub
    Múltiplas vezes Campeão Brasileiro e do Grande Prêmio Brasil ProAcqua (importantíssimo Concurso Internacional arbitrado por Juízes europeus), destacando-se nosso atleta Luiz Fernando Cassino que recebeu Bolsa-atleta por ser um dos dez melhores do mundo pelo ranking do Campeonato Mundial CMAS.

    Em 2010 o Barracuda venceu com destaque mais uma vez o Grande Premio Brasil de FotoSub ProAcqua e o Campeonato Brasileiro de FotoSub fazendo ainda os três primeiros lugares individuais desses eventos:

A atual Seleção Brasileira de FotoSub é integralmente constituída pelos atletas do Barracuda, campeões invictos de todas as categorias da modalidade.  

  • Natação Equipada
    É prova de travessia marítima de longa distância com uso de nadadeiras. O Barracuda mantém o título de atual Campeão Brasileiro.

 

O Barracuda é a associação desportiva que hoje reúne o maior número de mergulhadores adequadamente preparados para as atividades que se propõe desenvolver e participar.